Cachoeira Santa Bárbara, localizada na cidade de Cavalcante – fazendo parte da Chapada dos Veadeiros , GO – uma das belezas mais lindas e preservadas que eu já vi na vida! Mais que um lugar, ela traz um estilo de vida.

De água azul turquesa, com certeza essa foi deixada para ser a última da Chapada a ficar pronta por Ele. Sem economizar beleza, paz, tranquilidade, gratidão e todos os melhores sentimentos que se espera numa beleza natural.

santabarbara-vemcavamoconversar
Primeira queda da cachoeira Santa Bárbara

A trilha é bem tranquila, e precisa de guia. Chegamos pela manhã no CAT – Centro de Atendimento ao Turista – em Cavalcante, e lá procuramos informações, o Manoel foi nosso guia (pagamos a ele o valor de R$80,00 o grupo). Depois, seguimos de carro por uma hora, em estrada de chão batido, até chegarmos a Comunidade Quilombola Kalunga – habitada por descendentes de escravos refugiados, que povoaram aquele local – lá, pagamos o valor de R$20,00 por pessoa, para entrar na área de preservação que segue para duas cachoeiras, a da Capivara (muito linda também, mas vou falar sobre ela em outro post) e a Santa Bárbara. A trilha para Santa Bárbara é mais ou menos uns 40 minutos andando.

trilhasantabarbara-vemcavamoconversar
Caminho até Santa Bárbara
trilha
Trilha até Santa Bárbara

É interessante chegar lá até uma hora da tarde, no máximo, para pegar um pouquinho de sol. A cachoeira fica mais bonita, porque reflete a luz, e a água gelada (que de todas que fomos, me pareceu a mais amena) fica mais confortável com aquele solzinho.

3d3facea-a3d7-4bc3-ba83-bdb8f9d17e63

Foi uma das melhores sensações da minha vida! Teve uma hora que, simplesmente, parei e fiquei sentada numa pedra, só observando a queda d’água naquele poço azul lindo…

Vale muito a pena ir lá!

Não deixe que a correria da vida te afaste das belezas que existem ao nosso redor.

Ah, não poderia deixar de mostrar a vocês, o Manoel, nosso guia:

manoelnossguia-vemcavamoconversar
Nosso guia querido

Essa, foi a Dica Vem Cá de hoje. Gostaram? Já foram? Vem cá, me conta!

:*

Anúncios